Um assunto que me instiga demais é o sofrimento. O sofrimento é uma coisa que eu não entendo, não concordo, mas não consigo evitar. Se eu seguisse as coisas nas quais acredito, não haveria razão para sofrer. Não que eu acredite somente em destino, no "estava escrito" e, por isso, pense que devemos nos conformar com tudo o que acontece conosco. Eu acredito no livre-arbítrio. Acredito em reencarnação, acredito que estamos aqui para aprender com os erros do passado, resgatar laços, evoluir. Sendo assim, tudo o que acontece comigo é consequência da lei de causa e efeito, uma lei muito justa, penso eu.
Penso também que Deus é muito justo e que estamos no lugar e na posição que merecemos e precisamos. Uma vez uma tia me disse que "quem tem fé não tem medo". Disse que dormia tranquila enquanto as filhas saíam à noite. Não ficava morrendo de preocupação, ligando no celular e de prontidão na sala esperando elas chegarem, igual muitas mães que eu conheço. Disse que sua fé é maior que isso, que sabe que Deus não deixaria acontecer nada que não fosse justo, que se algo de ruim acontecer é porque ela precisava passar por aquilo e que teria forças para suportar com resignação. Daí fiquei questionando a minha fé. Acredito em Deus acima de todas as coisas, na sua justiça e no "as coisas acontecem porque têm que acontecer". Concordo em gênero número e grau com o que essa tia disse mas, mesmo assim, não consigo controlar minha preocupação exagerada e minha mania de sofrer por antecedência. Aí entrei em crise: meu Deus, se eu não consigo aplicar isso na minha vida, é porque minha fé não é verdadeira!
Esse assunto voltou à tona em minha mente ontem, depois de ler na revista Veja uma entrevista com um guru indiano aí, febre entre famosos. Quando questionado sobre o sofrimento, ele disse simplesmente que não sofria. Disse que, se algo não saía de acordo com suas expectativas, ele simplesmente mudava suas expectativas. Achei isso sensacional.
E você, o que pensa sobre o sofrimento?
Não é à toa que sofrer rima com viver, Bia...
ResponderExcluirO sofrimento é inerente à condição humana. Nosso olhar é que muda o tamanho e a intensidade da dor.
Beijos!
Muito bem colocado, Rê.. obrigada pela visita! beijo carinhoso
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQndo li seu texto...me veio uma frase do Drummond que acho que se encaixa aqui: "a dor é inevitável, o sofrimento é opcional!"
ResponderExcluirAcho q isso que o guru quis dizer...cada um tem a sua maneira de lidar com a dor....ou vc pode usá-la pra te diminuir ou pra te fortalecer. Eu penso assim...